ESPORTE- Iniciado em 2017, o evento voltou a acontecer depois de um hiato de 02 anos entre o início e o fim da pandemia causada pela Covid-19
Criado em 2015 pelos amigos Usiel Cabral, Maurício Cabral, Valéria Patricia Welder, Jânio Policauto e vários outros ciclistas locais, mas que foi colocado em prática por Usiel Cabral, Ubirajara Ferreira e Valéria Patrícia em 2017, o Passeio Ciclístico com Sustentabilidade denominado Ecobike foi interrompido três anos depois, em 2020, com o advento da pandemia causada pela Covid-19 e, após essa lacuna de dois anos sem acontecer, voltou a ser promovido esse ano e movimentou as ruas de Santa Terezinha de Goiás no último dia 28 de agosto, quando 305 ciclistas oriundos de diversas cidades goianas, e até de outros Estados, percorreram as principais ruas da cidade, além de uma trilha totalmente desconhecida e recheada de aventuras, além de lindas paisagens. Um percurso de 60 km.
Essa foi a quarta edição do evento, marcado como o encontro das edições, e os participantes contaram com um aparato logístico digno dos grandes eventos esportivos do Brasil, como estacionamento, apoio mecânico, seguro atleta, carro de apoio, lanches fartos, hidratação e almoço, além de um animado show com o cantor sertanejo Everton Borges e mais de R$ 10 mil em prêmios. O evento superou todas as expectativas dos participantes e organizadores em todos os quesitos e se consolidou como o maior evento de ciclismo do Estado de Goiás.
De acordo com Usiel Cabral, um dos principais idealizadores e entusiastas do Ecobike, o número de participantes superou suas expectativas e garantiu: no ano que vem o evento será ainda melhor. “Muitos ciclistas de outros estados estavam em nossa cidade e aproveitaram para participar de nosso pedal e saíram daqui encantados com o que viram, especialmente nossas belezas naturais, os que nos deixa a certeza que o Ecobike atingiu sua meta, que é, além de proporcionar um dia de lazer, fortalecer nossa economia e promover o ecoturismo”, diz Usiel.
Usiel disse ainda, que esse ano o evento trouxe a novidade da não obrigatoriedade do uso da camisa do evento para garantir maior participação dos atletas, levando em consideração o atual momento econômico vivido pelo País no pós-pandemia.
“Garantimos inscrições com taxa mais acessível, com uso opcional da camisa do evento desse ano, pensando exatamente em dar mais oportunidade de participação”, garantiu.
Além de ciclistas locais, a quarta edição do Ecobike contou com a participação de ciclistas de outras várias cidades goianas como Aparecida de Goiânia, Itapaci, Itapuranga, Catalão, Niquelândia, Crixás, Trindade, São Miguel do Araguaia, entre outras; e de cidade de outros estados, como Palmas-TO, Gurupi-TO, Porto Alegre – RS, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Califórnia – PR e São Luiz do Maranhão.